Flávia Magalhães - Doctoralia.com.br
Flávia Magalhães - Doctoralia.com.br

Cinesioterapia

HOME

Estudo do exercício terpêutico sobre o sistema neuro – músculo – esquelético segundo suas indicações para promover o restabelecimento da motricidade, promovendo o entendimento dos
movimentos relacionados com os distúrbios músculo – esquelético.

O corpo humano reage de acordo com as forças e sobrecargas impostas sobre ele a sobrecarga pode gerar; degenerações, deformidades e lesões.

Com o exercícios terapêutico as sobrecargas são mensuradas de forma a controlar a quantidade de peso que promove gradativamente o ganho de forças e regeneração muscular no paciente.

A finalidade dos exercícios terapeuticos são: Força, resistência mobilidade e flexibilidade, estabilidade, relaxamento, coordenação e equilíbrio.

Força

Capacidade de um músculo de potencializar tensão e força para uma exigência máxima da musculatura.

Resistência

É uma tensão muscular mensurada de acordo com a exigência para qualquer atividade de vida diária.

Mobilidade e ou Flexibilidade

Movimento de tecidos moles e articulações. Se algum movimento em quaquer parte do corpo é diminuida acontece a retração dos tecidos levando ao encurtamento impedindo a amplitude total do movimento.

Estabilidade

Coordenação do sistema músculo esquelético para sobreposição de cargas ou abalamentos externos.

Relaxamento

Movimentação consciente para aliviar a tensão músculo esquelética do paciente através de exercícios que diminui as tensões musculares.

Coordenação

Ativação dos músculos corretos seguidos da tensão ideal para o desenvolvimento da função.

Equilíbrio

Habilidade de manter a centro de massa sobre a base que envolve o dinâmismo de combinações entre estabilidade e mobilidade.