Estudo do exercício terpêutico sobre o sistema neuro – músculo – esquelético segundo suas indicações para promover o restabelecimento da motricidade, promovendo o entendimento dos
movimentos relacionados com os distúrbios músculo – esquelético.
O corpo humano reage de acordo com as forças e sobrecargas impostas sobre ele a sobrecarga pode gerar; degenerações, deformidades e lesões.
Com o exercícios terapêutico as sobrecargas são mensuradas de forma a controlar a quantidade de peso que promove gradativamente o ganho de forças e regeneração muscular no paciente.
A finalidade dos exercícios terapeuticos são: Força, resistência mobilidade e flexibilidade, estabilidade, relaxamento, coordenação e equilíbrio.
Força
Capacidade de um músculo de potencializar tensão e força para uma exigência máxima da musculatura.
Resistência
É uma tensão muscular mensurada de acordo com a exigência para qualquer atividade de vida diária.
Mobilidade e ou Flexibilidade
Movimento de tecidos moles e articulações. Se algum movimento em quaquer parte do corpo é diminuida acontece a retração dos tecidos levando ao encurtamento impedindo a amplitude total do movimento.
Estabilidade
Coordenação do sistema músculo esquelético para sobreposição de cargas ou abalamentos externos.
Relaxamento
Movimentação consciente para aliviar a tensão músculo esquelética do paciente através de exercícios que diminui as tensões musculares.
Coordenação
Ativação dos músculos corretos seguidos da tensão ideal para o desenvolvimento da função.
Equilíbrio
Habilidade de manter a centro de massa sobre a base que envolve o dinâmismo de combinações entre estabilidade e mobilidade.