Flávia Magalhães - Doctoralia.com.br
Flávia Magalhães - Doctoralia.com.br

Fibromialgia

how-to-alleviate-neck-pain

Síndrome reumatológica de causa desconhecida, que pode ser desencadeada por diversos fatores (psíquico, físico e social), geralmente afeta pessoas do sexo feminino.

A fibromialgia é uma síndrome que causa dores difusa e crônica, que estão diretamente ligadas à pontos específicos denominados; tender points, agregados à fadiga, distúrbios do sono, parestesia, rigidez matinal, alterações cognitivas, caracterizadas por dificuldade de concentração e raciocínio como ansiedade, humor deprimido e irritabilidade, podendo estes levar ao quadro de depressão. Nessa síndrome a dor é a queixa principal da paciente, levando o mesmo a interposições nas atividades de vida diária.

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO

O tratamento deve ser embasado em acompanhamento médico interdisciplinar e principalmente com ênfse na parte psicológica de cada índivíduo.

O principal objetivo do tratamento é minimização da dor, restauração da amplitude de movimento e a flexibilidade muscular.

A adoção das condutas que considerem as caracteristicas específicas da singularidade de cada paciente é que determinará a eficácia do tratamento.

A fisioterapia é parte significativa na melhoria do quadro de dor e incremento da preservação das capacidades funcionais da paciente em suas atividades de vida diária.

Os recursos eletroterapêuticos; analgesia, são aplicados nos locais de maior intensidade da dor denominados tender points, associados à terapias manuais diferenciadas, com a melhora da flexibilidade, mobilidade, alívio da dor, qualidade do sono e níveis de fadiga.

Os exercícios terapêuticos como o alongamento; fortalecimento muscular, aeróbico e diversos outros,  melhoram a fadiga e aumentam a capacidade funcional, confimando a importância do papel da fisioterapia na melhora da qualidade de vida e bem estar geral das pacientes acometidas pela síndrome.