A fisioterapia é uma especialidade da área da saúde que previne e repara as alterações funcionais nos sistemas do corpo humano. Com acompanhamento do paciente em seu tratamento até sua completa recuperação, visando através de avaliação com análise cautelosa e exames complementares do paciente.
Reintegrar a condição seja física, mental ou emocional perdida através de condutas objetivas propostas pelo diagnóstico fisioterapêutico.
Recursos Terapêuticos:
Cinesioterapia
Exercício Terapêutico sobre o sistema neuro – músculo – esquelético para promover o restabelecimento do ato motor através de exercícios para recuperar ou manter a força, resistência, mobilidade, flexibilidade, estabilidade, relaxamento, coordenação, equilíbrio e habilidades funcionais.
Eletroterapia:
Terapia através de aparelhos que utilizam diversos tipos de correntes elétricas com resultados terapêuticos, dentre elas estão:
Laserterapia –
Terapia eletromagnética com características que aceleram o processo de reparação tecidual, já que possue proliferação das células epiteliais e fibroblásticas, assim aumentando a síntese de colágeno, sendo sua principal indicação processos inflamatórios de tecidos moles, ósseos e cicatrização.
Tens – (Estimulação Elétrica Nervosa Transcultânea)
Estimulação dos nervos periféricos com fins terapêuticos, corrente analgésica com a função de diminuir as dores agudas e crônicas levando ao possível relaxamento muscular e diminuição do espamo tecidual, mais indicado para processos álgicos.
Fes – (Estimulação Elétrica Funcional)
Produz estimulação motora através da corrente elétrica, favorecendo a produção do movimento funcional, mais indicado para reabilitação muscular com lesão de nervos periféricos.
Ultrasom –
Efeitos Terapêuticos nos tecidos com aumento do fluxo sanguíneo, melhora o trofismo celular, acelera o processo inflamatório, reduzindo assim o tempo da inflamação e estimula a reorientação do tecido cicatricial, mais indicado para processos inflamatórios.