Flávia Magalhães - Doctoralia.com.br
Flávia Magalhães - Doctoralia.com.br

RPG


reeducacion-postural-880x470

RPG (Reeducação Postural Global) 

Define – se como uma intercessão clínica da fisioterapia com o objetivo de reparar os possíveis desequilíbrios músculo esqueléticos, através de técnicas exclusivas de treino de equilíbrio, resistência à fadiga; fortalecimento e alongamento do tecido muscular.

 O método reeducação da postura partiu de estudos criados pela fisioterapeuta francesa Mademoiselle Françoise Mezieres ( 1901-1991) sobre o qual tratava – se dos distúrbios posturais. Mais tarde após sua morte, vários de seus seguidores (Alunos) e cultuadores das mesmas causas, inventaram suas proprias técnicas.

Philippe Emmanuel Sourchard se tornou o principal idealizador da idéia otimizada e trazida para o Brasil na década de 1980, hoje conhecida como RPG (Reeducação postural global)

O RPG trata dos desequilíbrios músculo esqueléticos auxília no desenvolvimento ou na evolução da deteriorização articular. Em crianças e jovens evita decorrências de má posturamentos.

O RPG é bastante indicado por médicos ortopedistas nas disfunçoes posturais;

  • Coluna lombar,torácica e cervical;
  • Hernias de disco;
  • Torcicolos;
  • Bursites;
  • Escoliose; Cifose;
  • Enxaqueca;

No mundo atual com as novas tecnologias; tablets, iphones, smartphones as pessoas encontram – se cada vez mais sedentárias e paradas por muito tempo em uma só posição, evitando que realize muitos movimentos para concretizarem suas funções diárias, antecipando e abreviando com o mal posturamento que adotam na realização de suas funções; desgastes articulares, dores e disfunções musculares desnecessárias que muitas vezes poderiam ser evitadas com a simples prevenção e manutenção para a postura ideal.

Podemos evitar e previnir esses distúrbios musculares com uma simples intercessão clínica da fisioterapia com o objetivo unicamente funcional de reparar os possíveis  desequilíbrios músculo esqueléticos, através de técnicas exclusivas de treino de equilíbrio, resistência à fadiga; fortalecimento, contração muscular induzida por fisioterapia segmentar com objetivo de fortalecer musculatura profunda estabilizadora com alongamentos dos tecidos.