Flávia Magalhães - Doctoralia.com.br
Flávia Magalhães - Doctoralia.com.br

Terapias Manuais

massage-hands-shutterfly-photo

Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática manual auxilia o sistema linfático a movimentar – se de maneira mais rápida eliminando os líquidos e toxinas que estão em excesso no organismo. As pressões aplicadas devem ser suave, lenta, intermitente, e relaxante segundo sempre o trajeto dos vasos linfáticos.

O sistema linfático é uma extensa rede que funciona em paralelo ao sistema circulatório com a função de reabsorver e capturar os líquidos e toxinas que ficam acumulados entre as células.

O sistema circulatório é responsável por levar a todos os orgãos do corpo nutrientes e oxigênio e o sistema lifático trabalha em conjunto com a função de reabsorção dos líquidos e toxinas ocasionados pela troca de pressões e difusões através dos vasos. Após o processo de reabsorção da linfa (líquidos e toxinas excedentes dos vasos) a mesma é redirecionada para a corrente sanguínea.

Essa técnica melhora a nutrição e regeneração dos tecidos e auxilia o sistema imunológico.

Benefícios  e indicações

  • Retensão de líquido, edema ( Líquido excessivo no corpo)
  • Auxilia no tratamento das celulites
  • Período gestacional
  • Período pré menstrual
  • Pós operatório de cirurgias plásticas

 

Liberação Miofascial

A liberação miofascial foi desenvolvida pelo Dr. Fisioterapeuta John F. Barnes para tratar as tensões e realinhar a fascia muscular.

A técnica está embasadliberacao-miofasciala em manipulações manuais, com mensuração de quantidade de força aplicada, sendo a mesma com algumas gramas de pressão o que irá liberar a fascia dos enlaces ou bandas tensas.

A tração suave aplicada sobre a área com a flexibilidade reduzida ou banda tensa, resultará na estimulação e aumento da nutrição sanguínea promovendo a liberação do tecido.

 

Fisioterapia segmentar

A fisioterapia segmentar tem como tratamento exercícios cinesioterápicos desenvolvidos para auxiliar em disfunções músculo –  esquelético,  que atuam na região central do corpo onde o paciente recupera a conscientização corporal e equílibrio proprioceptivo.

Os exercícios segmentares visa ativar e fortalecer músculos profundos aos superficiais, os músculos profundos são os estabilizadores posturais, oque gera a melhora progressiva nos posturamentos adotados durante as atividades de vida diária beneficiando o paciente no aumento da manutenção da postura ideal controlando todos os movimentos de maneira central.